Uncategorized

Tem início o ERUR-NE 2012

Tem início o ERUR-NE 2012

A abertura do Encontro Regional Universidades Renovadas – ERUR-NE aconteceu com apresentação do pastoril Centro juvenil Maria Auxiliadora, organizada pelas irmãs salesianas.

Logo após, deu-se início a Santa Missa

a, celebrada pelo Pe. Samuel Ventura, da Arquidiocese de Penedo que enfocou sua expectativa para o encontro. “Nós estamos no ano da fé, e, neste ano de 2012, o ERUR que tem como tema: apascenta minhas ovelhas. Que todo rebanho do Senhor possa crescer”, disse ele.Em seguida, as caravanas de Alagoas, Ceará, Bahia, Sergipe e Maranhão foram conduzidas pela equipe do ERUR para o alojamento.Por Cínthia Fernanda

 

Lançamento da 2ª edição do livro: “Dai-lhes vós mesmos de comer” no III ERUR-NE

O livro que narra a história dos 18 anos do Ministério Universidades Renovadas terá seu lançamento oficial na terceira edição do Encontro Regional das Universidades Renovadas da região Nordeste, a ser realizado na cidade de Penedo/AL, entre os dias 15 e 18 de novembro de 2012.  A obra “Dai-lhes vós mesmos de comer” foi escrita por uma das pioneiras das Universidades Renovadas, a fotógrafa e professora Ivna Sá, que esteve presente no seminário do Seara, tradicional encontro de carnaval de Viçosa (MG), em 1994, marco do início do Ministério Universidades Renovadas – MUR.

Durante o encontro, Ivna vai falar sobre o sonho das Universidades Renovadas para este novo tempo e das novidades da segunda edição. O lançamento do livro está previsto para acontecer na sexta-feira, dia 16, às 10 horas, durante a pregação que a autora fará e que tem como tema o nome do livro.

É a terceira vez que Ivna Sá é convidada para participar de encontros do MUR realizados no estado do Alagoas. No ano passado, sua vinda representou um divisor de águas na sua história dentro do Ministério. Passados oito anos do lançamento da primeira edição, realizada em Maringá, por ocasião da festa dos 10 anos do MUR, Ivna relança o livro com um novo olhar: agora de mãe, esposa, profissional já com seus 37 anos e tudo que a maternidade e os desafios de conciliar as atividades têm lhe ensinado. O ERUR do ano passado foi um divisor de águas porque significou uma retomada da autora dentro das Universidades Renovadas. Retomada que culminou na nova edição do livro com três capítulos novos, outros atualizados e três anexos. De 264 páginas, o livro agora conta com 352 páginas. Por isso, segundo a autora, não poderia haver lugar melhor para relançar o livro. “Tenho uma gratidão e um carinho muito especial com o povo do Nordeste,” diz.

Para mais detalhes acesse: http://www.livroparasonhar.com.br/

“Irmãos chegou a hora de confirmar nosso chamado”

Olá Queridos Irmãos do Nordeste, Paz e Bem! Sou Aline Meiry, coordenadora do Ministério Universidades Renovadas do estado do Rio Grande do Norte. É com grande alegria que me reporto a vocês para fazer um convite mais que especial. A você que é Pré-universitário, Universitário e Profissional, venha participar conosco do Encontro Regional Universidades Renovadas da RCC, que será realizado na cidade de Penedo-Alagoas, de 15 a 18 de novembro.

O Senhor nos chama a viver uma experiência diferente. Ele nos convida a viver na sua plenitude a moção suscitada como lema para nós nesse ano de 2012: “Pela fé confirmai vossa vocação e a vossa eleição para a missão” (cf. 2 Pd 1,10-11) Moção profética que nos impulsiona a viver nossa identidade, abraçarmos com fé nosso chamado para missão que o senhor nos confia, e como base para isso, o Senhor nos convida a vivermos a moção que foi proposta para a Renovação Carismática Católica do Brasil para este ano que é: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17). Somos chamados a apascentar, assim como consequência disso sermos apascentados pelo Senhor, que é reflexo da intimidade com Jesus, o Bom Pastor.

Portanto irmãos chegou a hora de confirmar nosso chamado, abraçar nossa missão, confirmando nossa eleição pela qual fomos chamados a viver e propagar o “Sonho de Amor para o Mundo”, o sonho de vivemos Civilização do Amor, o sonho de vermos nossas universidades renovadas, sob o testemunho do Amor.

Com a Alegria do Senhor que nos enche de forças, convoco a todo o Nordeste para deixar o Amor amar, venham, unam-se em caravanas, para juntos celebrarmos nossa missão.

Grande Abraço!

Aline Meiry Roque Bezerra

Coordenadora Estadual do Ministério Universidades Renovadas- RN

“Senhor queremos Te encontrar, então por favor providencie o que falta, dá um jeito aí”

Olá luquinhas a Paz de Jesus!

Está se aproximando o ERUR NE e as expectativas aumentam bem como as tentações também. Partilho brevemente algo que aconteceu comigo para mostrar e glorificar a ação de Deus quando deixamos Ele conduzir todas as coisas.

Estávamos animadíssimos para o ERUR pois tínhamos a notícia de que conseguiríamos um ônibus de graça. Nossa, quanto louvamos o Senhor por tanta bondade. No entanto, semana passada, recebi outra notícia dizendo que era melhor prepararmos um “plano B” pois tinham acontecido alguns imprevistos que dificultariam a viagem com o ônibus grátis. Como vamos fazer para pagar as despesas agora?

Bastou isso para nos preocuparmos, entristecermos, perdermos o ânimo e até pensar em desistir. Mesmo assim me coloquei em oração pedindo que o Senhor interviesse, pois tenho irmãos que querem ir mas não tem condições de pagar a passagem. E dizia: “Senhor queremos Te encontrar, então por favor providencie o que falta, dá um jeito aí”. Com 24 horas Ele respondeu. Consegui 3 vagas para fiscal nas provas do ENEM e todos se comprometeram a usar o dinheiro que receberão para pagar as despesas que teremos com o ERUR. Os outros vão se organizar para vender água nas escolas e universidades onde acontecerão as provas do ENEM. Além disso estamos rifando um perfume e um pen drive.

Deus é ou não é PROVIDENTE? Quando acreditamos que podemos superar as dificuldades, Deus faz a graça. Então nos animemos, e deixemos Deus conduzir tudo. Que possamos 1º desejar participar do ERUR e 2º trabalhar para que isso aconteça confiando sempre no Senhor. Ele nos ajuda, tenha fé!

Ainda não sei quais frutos colheremos mas Deus me dá HOJE a oportunidade de confiar Nele e enfrentar os desafios com todo vigor da minha juventude!!! Vamos animar nossos GOUs e quem tiver mais idéias partilha aí! Espero encontrar-vos em breve, Deus vos abençoe!

João Lucas

Graduando em Administração – UEFS
Coordenador Arquidiocesano do MUR – Feira de Santana

“Acheguemo-nos ao III ERUR/NE 2012!!!”

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Irmãos é chegado o grande dia em que, juntos, como família, alegraremo-nos, festejaremos, rezaremos, cantaremos e glorificaremos o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo por quem nós demos o sim para participarmos da vinha. Esse dia é o III ERUR/NE 2012, tempo de festa, de pentecostes, de um reavivar em nosso chamado, de um juntar forças para aceitar os desafios que o Senhor nos permite e permitirá viver em cada campi das universidades onde devemos ser sal e luz segundo o nosso chamado.

Pautado na experiência de quem já viveu outras edições do ERUR/NE convocamos a todos os luquinhas nordestinos, em especial os sergipanos, a se fazerem presente no III ERUR/NE 2012. Afinal, serão tempos imperdíveis, momentos ímpares onde o Senhor fará muito em nosso favor, e consequentemente, em tudo o que Ele nos confiar. Por isso a nossa participação é imprescindível, seja por todo o momento de júbilo que o Senhor está preparando para nós seja na certeza de que será um espaço de renovar as forças para enfrentar e superar os desafios que virão, a partir de então perceberemos e poderemos guardar no coração a consoladora verdade de que não estamos sozinhos.

O Senhor está sempre conosco além do apoio de uma linda família MUR/NE, formada por muitas pessoas que junto com você enfrentam desafios semelhantes, mas que também os superam no Senhor.

Acheguemo-nos ao III ERUR/NE 2012!!! Cantemos glória ao Nosso Deus! O SENHOR ESPERA ANSIOSO POR CADA UM DE NÓS!!!

Bárbara dos Santos de Azevedo

Coordenação Estadual MUR-SE

“É preciso muito mais do que um simples compromisso com a obra de Deus é preciso AMAR!”

A paz de Jesus e amor de Maria a todos luquinhas da região nordeste! Sou Laíres, acadêmica do curso de química da UFPI e há 1 ano de 2 meses recebi de Deus uma missão de coordenar o Ministério Universidades Renovadas em meu estado (Piauí). E com muita alegria venho convidar todos vocês a estarem conosco em Penedo – AL nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro de 2012, pois nesta data estaremos juntos realizando o nosso III Encontro Regional Universidades Renovadas!

Seguindo toda a moção que a RCC vive, fomos motivados em 2011, a confiar inteiramente em toda palavra e planos que o Senhor havia preparado para nós, e confiantes lançamos as redes em nossas instituições de ensino. E é pela mesma palavra que estaremos juntos em 2012 para apascentar e sermos apascentados, sendo  motivados pelo de evangelho de São João 21, 17. Pois Jesus nos confia uma missão, missão esta que é cuidar de seu rebanho, mais ao mesmo tempo nos remete um pergunta: O que é preciso para cumprir essa missão? Digo que, se nós o amamos, é preciso muito mais do que um simples compromisso com a obra de Deus é preciso AMAR!

Então, mais uma vez, convido você pré-universitário, universitário e profissional do reino a estarmos juntos mais uma vez como uma grande família constituída em Cristo e no ventre de Maria a confirmar a nossa vocação de sermos anunciadores do AMOR e a nossa missão de levar este AMOR a todos àqueles que mesmo negando necessitam serem amados e apascentados!!!

 

Que Jesus nos abençoe sempre em nossa caminhada e que sejamos sempre fieis a toda promessa e todo caminho que ele tem preparado para cada um de nós! Até dia 15 de novembro em Penedo – AL!!

São Lucas, Rogai por nós!!

Antônia Laíres Silva dos Santos

Coordenadora Esdual MUR-PI

“Pela fé confirmai vossa vocação e a vossa eleição para a missão” (cf. 2 Pd 1,10-11)

“Penedo vai tremer”

Queridos irmãos servos Senhor:

Paz e Bem!

Faço das palavras de Santo Antônio proferidas pelo amado Irmão Kleber, a abertura desta partilha \” É viva a Palavra quando são as obras que falam\”. Este fim de semana, 01 e 02/09 em Penedo-AL contemplamos desde a arquitetura do lugar a sensação de Cenáculo , vivemos a experiência da vinda do Espírito Santo de Deus sobre cada um de nós, renovando-nos, encorajando-nos e impulsionando-nos a manisfestar o plano de Deus a partir de nosso testemunho. Momentos únicos de adoração, de louvor e exaltação ao Santonome Senhor, a alegria da partilha, os risos a partir das \”façanhas\” que nos ocorreram e a famosa palavrinha de nosso irmão Kleber da qual todos curtiram \”valeiii-me\”, momentos assim que nos que fazem possuir \”um sentimento\” palavra própria do nosso amado irmão Wcleulton, sentimento de família, onde o desconhecido parece já estar em nossas vidas há muito mais tempo, onde os ministérios e as diferenças se uniram porque lá ninguém era de \”Paulo e ou de Apolo\”. mas \”todos somos de Cristo\”. Como profetizado: Penedo vai tremer, (e não será por obra dos cupins que lá encontramos que tem uma força tremenda, capaz de consumir a cama do irmão Kleber e a bíblia de uma adorável senhora que durante a celebração da missa expôs a sua necessidade de evangelizar, de proclamar a Palavra de Deus com desassombro, não olhando os empecilhos e as limitações, ultrapassando as dificuldades, simplesmente por que o grau de intimidade com o Senhor é tamanho que a evangelização já não é uma opção , mas um dever), repito Penedo vai tremer, mas por Obra e Força do Espírito Santo de Deus. Pela intercessão d´Aquela que não poderia estar fora deste Cenáculo, aquela que onde vai levar seu Filho, nossa amada Mãe Maria, junto ao seu exemplo de serva do seu Filho, tomamos posse das maravilhas de Deus em nossas vidas e esperamos as bençãos e a vitória do que está por vir. Paz e bem .

 

Chrisllaine Rodrigues

Coord. Diocesana MUR-Penedo 

Palavra do Coordenador Regional do MUR-NE

Queridos e amados amigos-irmãos servos do Senhor:

Paz e Bem!

Chegou a hora de levantarmos nossa bandeira de fé e reavivar junto aos nossos o tempo novo de proclamar o senhorio de Jesus para nosso ministério e nossas vidas. Deixemos-nos ser conduzidos e amados verdadeiramente e conduzidos por este pastor que por excelência deu a vida por cada um de nós e se derrama incansalvemente em amor e bondade.

Tema: “Apascentai as minhas ovelhas” Jo 21.15 – Neste ano a RCC-Brasil convida a toda Renovação Carismática Católica do Brasil e seus respectivos ministérios a mergulhar-se pedagogicamente na postura fraterna e paternal e aprofundar-se na intimidade de Jesus que é o bom pastor de nossas vidas é aquele que nos leva a descansar num lindo vale e a desfrutar de um lindo banquete que nos preparou. Refletindo e pondo prática a atitude emergenciais ao nosso quotidiano sela ele dentro de nossos grupos de orações como no resgate daqueles que precisam ser resgatados e libertados. O MUR-Brasil dentro desta moção é convidado assumir o papel protagonizador dentro das universidades e no mundo do trabalho junto aos “profissionais do reino” para apascentar e resgatar as ovelhas ali concentradas e levá-las a um porto seguro chamado: Jesus.

Lema: “Pela fé, confirmai vossa vocação e vossa eleição, para a missão” 2 Pd 1, 10-11 – Esta moção profética fora movida e rezada através da oração junto ao MUR-NE que estiveram reunidos em Chã Grande-PE nos dias 17 a 19 de agosto para escutar e por em prática nas atividades que o ministério é convidado a responder o apelo de nosso Senhor. Neste tempo em que a relatividade e a subjetividade acerca nossas universidades e no mundo profissional somos CONVOCADOS a testemunhar e confirmar nossa fé em Jesus Cristo. Reafirmando nossa fé assumindo nosso apostolado dentro deste pastoreio acadêmico e profissional para transformar e resgatar outras vidas que se encontram em absoluto e extremo perigo pela extrema absoluta ausência e falta de fé.

Aos irmãos-amigos pré-universitários, universitários e profissionais são convocados a se fazer presentes nos dias 15 a 18 de novembro na cidade histórica de Penedo-AL para ampliar a visão e reavivar o chamado de nossa missão.

É hora de TESTEMUNHAR com zelo apostólico nossa fé, confirmar nossa eleição com unção e oração e por em prática o que está no coração:”Um Sonho de Amor para o mundo” construindo assim definitivamente a Civilização do Amor no qual acreditamos e depositamos nossa fé e esperança de que dias melhores virão regado de justiça paz e amor.

Aprontemo-nos nosso coração e deixemos o Santo Espírito agir com docilidade e sabedoria sobre nossas vidas e missão. Pois o melhor está por vir e só Ele é capaz de fazer em nós o grande feito de amor e misericórdia.

A cidade de Penedo-AL sim, vai tremer…pois o grande Cenáculo de Amor se abrirá nestes dias de bênçãos e graças sobre todos nós. Deixemo-nos ser embriagado na oportunidade impar de beber deste manancial de convivência e partilha fraterna ligando toda região nordeste num só coração e numa só alma pelo mesmo Espírito Santo que nos santifica e nos convoca. Pela força do Espírito convocamos todo NORDESTE para celebrar e reavivar nosso chamado nesta terra e neste chão.

Um grande e caloroso abraço fraterno do servo amigo-irmão
Witamar Agostinho dos Santos
Coord. Regional Universidades Renovadas do Nordeste